Nariz – Desvio de Septo Nasal

Normalmente, o septo nasal (a estrutura que divide o nariz) é reto, mas pode estar torto (desviado) devido a defeitos congênitos ou a lesões. O desvio de septo, o qual é bastante comum, geralmente não causa sintomas nem exige tratamento.

Contudo, algumas vezes, o desvio de septo obstrui o nariz, tornando o indivíduo propenso a apresentar sinusites (inflamação dos seios da face), sobretudo quando o desvio de septo obstrui a drenagem de um seio na cavidade nasal.

Além disso, o desvio de septo torna o indivíduo propenso a apresentar sangramentos nasais porque o fluxo de ar excessivo através do lado não obstruído provoca ressecamento da membrana mucosa. Um desvio de septo que causa problemas deve ser reparado cirurgicamente.

Quais são as causas mais comuns de desvio de septo nasal ?

• Congênitos (presentes ao nascimento ou com esta predisposição)
  • Adquiridos (em geral, após traumatismo nasal)

O que é a septoplastia ?

É uma cirurgia de correção do desvio de septo nasal. Esta cirurgia pode ser única ou combinada com outros tipos de cirurgia, para corrigir outros tipos de problemas nasais (turbinectomias, rinoplastias, sinusectomias).

Qual o problema de ficar com o Desvio de Septo ?

Dependendo do caso, pode haver dificuldade para respirar pelos dois lados do nariz ou de um só. Isto pode predispor a sinusites, respiração bucal, cansaço, dificuldade para dormir bem, roncos e babação noturna.

Como é a cirurgia ?

A Septoplastia é realizada em Hospital, sob anestesia geral e demora cerca de 1 hora, se for única. Não costumo fazer com anestesia local, pois pode ser extremamente incômodo além de levar a algum risco de sangramento, no entanto, há quem faça desta maneira. Não costuma vir acompanhada de dor no pós-operatório e não deixa nenhuma cicatriz externa. Normalmente o cirurgião deixa uns 2 ou 3 pontos dentro do nariz que são absorvíveis (não precisam ser retirados).

Tenho que ficar internado ?

Dependendo da sua evolução após a cirurgia e da rotina do Cirurgião, você pode receber alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte.

É verdade que os olhos ficam arroxeados e o rosto fica inchado?

Na septoplastia simples, habitualmente isto não ocorre. Estes sinais aparecem, em geral, quando o paciente é submetido a cirurgia plástica nasal (rinoplastia)

É possível fazer uma cirurgia plástica nasal (rinoplastia) junto com a septoplastia ? O Sr. faz este tipo de cirurgia ?

É possível, mas cada caso tem que ser avaliado minuciosamente. Em alguns casos é melhor fazer a septoplastia antes da rinoplastia. Caso seja necessário ou o paciente desejar fazer uma cirurgia plástica na mesma cirurgia, será chamado um cirurgião com experiência em estética nasal da minha equipe e da minha confiança para operarmos juntos.

O que são “complicações de uma cirurgia” ?

“Complicação” é o termo utilizado para designar uma evolução pós-operatória desagradável, mas nem por isto inesperada. Dentro deste termo amplo e genérico estão vários fatores imensuráveis, tais como o tipo de cicatrização do paciente e tendências genéticas a reações físicas ou psíquicas próprias do paciente.

Quais são as complicações mais comuns da Septoplastia?

• Infecção
  • Sangramento nasal
  • Perfuração de septo nasal
  • Retorno do desvio à sua posição original pré-operatória
  • Diminuição do olfato
  • Problemas relacionados à anestesia

Atualmente, estes problemas são muito raros pois o uso de antibióticos profiláticos e cautério nasal previne estas complicações cirúrgicas.

Desvios cartilaginosos podem voltar a se formar MESMO APÓS uma cirurgia muito bem feita. Isto depende da capacidade de “memória” das fibras elásticas e da cartilagem que tendem a cicatrizar da maneira que se encontravam antes da cirurgia.

A diminuição ou perda de olfato também é possível após qualquer cirurgia nasal, apesar de extremamente rara. A anestesia geral evoluiu muito nos últimos anos e, hoje, é bem segura.

Crianças podem ser operadas ?

Sim, porém mais cuidadosamente e economicamente, pois o nariz ainda está crescendo para tomar a sua forma definitiva.

O que são Splints?

São pequenas estruturas plástica, em geral, feitas de silicone, colocados durante a cirurgia, paralelamente ao septo, para ajudar na sua sustentação e fixação. Em geral, não incomodam. Habitualmente ficam no nariz entre 2 e 5 dias, para depois serem retirados no consultório. Alguns médicos costumam deixar mais alguns dias.

E o tampão nasal? É necessário ? Pra que serve ?

Normalmente, é necessário “descolar” a mucosa nasal do septo para corrigir seus desvios. Atualmente existem técnicas onde não é mais necessário o uso de tampão nasal. Não tenho utilizado tampão nasal nos últimos 7 anos. Para “colar” a mucosa novamente pode-se lançar mão da cola biológica e do splint nasal.

Apesar de ter um custo relativamente elevado, o benefício tem sido grande. Os planos de saúde, em sua maioria, cobrem este custo. O tampão ou a cola ou o splint servem para sustentar o septo e garantir que a mucosa nasal “cole” nele novamente.

Normalmente, quem não respira bem pelo nariz não se incomoda muito em ficar mais um dia com o nariz tampado por causa do tamponamento. O tampão também coíbe sangramentos. Dependendo do cirurgião, fica de 12 a 72 horas. Não há certo ou errado em se seguir uma técnica ou outra. É sempre melhor fazer com aquela que o cirurgião esteja mais acostumado.

Dói muito depois ?

Normalmente não dói quase nada, a menos que se bata o nariz, mesmo que seja de leve.

E o que é importante no pós-operatório?

Os cuidados pós-operatórios são tão ou mais importantes que a cirurgia em si. É recomendável tomar uma medicação antibiótica para evitar infecção. É importante lavar o nariz por dentro, para não formar crostas e evitar aderências (sinéquias) e retornar sempre que o seu médico recomendar.

É possível o Septo voltar a se desviar após a cirurgia?

Sim, principalmente na porção cartilaginosa. Geneticamente, existe uma tendência do septo voltar à posição original de antes da cirurgia. Tenta-se, por intermédio de técnicas delicadas, fazer com que o septo se “esqueça” de sua situação anterior, mas nem sempre isto é possível.

Este procedimento deve sempre ser realizado por medico otorrinolaringologista devidamente treinado para isso.